Gestão para comércio e indústria X Gestão para empresas de serviço: onde está a diferença (e por que a estratégia precisa ser personalizada)?
À primeira vista, pode parecer que gestão é tudo igual. Mas quem vive a realidade de um negócio sabe: cada tipo de empresa tem dores, ritmos e objetivos diferentes.
Primeira diferença está no tipo de venda, empresas de serviço precisam gerar autoridade para conseguir vender o seu serviço, porque na cabeça do cliente ele não tem certeza sobre o que de fato vai receber, já em venda de produtos esse problema não existe tanto, o produto é muito mais palpável ele se vende por conta própria muitas vezes. Com esse cenário a venda de serviços (principalmente de Ticket alto) tende a ser vendas mais complexas, necessitando de uma estrutura mais robusta no seu time de vendas.
Quando falamos no âmbito financeiro há diversos pontos de diferenciação que precisam de estratégias diferentes, empresas de produto/indústria por exemplo, geralmente, precisam se preocupar mais com gestão de prazos (prazo de recebimento e prazo de pagamento), tendem a trabalhar com margens mais apertadas porque o próprio custo do produto já representa muito do preço de venda (isso que chamamos de CMV) nesse momento que por muitas vezes o empresário se pega pensando, foco em ter margem ou foco em ter volume de vendas.
Empresas de serviço porém tem desafios diferentes, quando falamos de empresa que trabalham com serviços recorrentes o desafio muitas vezes está em trazer o cliente certo e manter ele “dentro de casa”, o desafio de saber o quanto posso gastar para atrair clientes dado o retorno que ele me dá (isso chamamos de análise do CAC com o LTV), como escalar meu serviço e conseguir operar sem perder qualidade, e como precificar o serviço se eu não tenho um preço de custo tão óbvio como é em produto, como fortalecer minha marca para vender com mais autoridade entre outros diversas diferenças.
A verdade é que os dois nichos possuem grandes desafios para conseguirem construir uma boa gestão empresarial, por isso a importância de se ter uma gestão empresarial baseada em números confiáveis. porque quando se sabe com clareza quais são esses desafios e como as principais empresas do segmento lidam com ele há um caminho mais tranquilo a ser seguido.
