
Palmas, TO – A luta contra o racismo no Tocantins teve um marco histórico na última quinta e sexta-feira, dias 22 e 23 de agosto. Durante os dois dias da 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, o Governo do Estado não só anunciou um investimento sem precedentes na cultura afro-brasileira, mas também formalizou um compromisso vital pela proteção da vida da nossa juventude.
O primeiro grande anúncio, realizado na abertura do evento no dia 22, foi a assinatura do Termo de Adesão do Tocantins ao Plano Juventude Negra Viva, uma robusta iniciativa do Governo Federal. Com isso, o estado se compromete a implementar políticas públicas integradas para reduzir a violência letal e as vulnerabilidades sociais que afetam desproporcionalmente os jovens negros. Na prática, isso significa um esforço articulado em áreas críticas como segurança, educação, saúde e trabalho, com ações que devem chegar na ponta, em territórios como Taquaralto, Jardins Aureny e Taquari.
“Estamos unindo forças com a União para dizer: a vida da nossa juventude negra importa e será protegida”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa durante a solenidade.
Para coroar o encontro, foi lançado também o 1º Edital de Fomento à Capoeira, no valor de R$ 500 mil. A verba será destinada a 25 projetos de mestres e grupos de todo o estado, com um prêmio de R$ 20 mil para cada. Para a Zona Sul, onde dezenas de projetos de capoeira atuam como verdadeiras escolas de cidadania, o edital é uma ferramenta poderosa de transformação.
A Conferência, que se encerrou no dia 23 com debates e a eleição de delegados para a etapa nacional, consolidou-se não apenas como um espaço de diálogo, mas como um palco de ações concretas e imediatas para a construção de uma sociedade mais justa.