O Movimento Pela Vida comemora 25 anos com uma maratona de atividades gratuitas na Escola Padre Josimo, de 27 a 29 de junho. População terá acesso livre a terapias, oficinas, palestras e debates polêmicos com autoridades.
PALMAS (TO) – Moradores de Palmas, preparem-se! Um verdadeiro oásis de saúde, cultura e cidadania está prestes a aterrissar no coração da nossa região. Para celebrar seus 25 anos de história, o Movimento Pela Vida (MPV) vai promover um gigantesco evento de três dias, totalmente gratuito, na Escola de Tempo Integral Padre Josimo, localizada na quadra 301. Entre os dias 27 e 29 de junho, o local se transformará em um centro de bem-estar e conhecimento, oferecendo uma programação tão vasta que é quase inacreditável.
A iniciativa, que conta com o apoio da Prefeitura de Palmas e da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos , é uma oportunidade de ouro para os moradores de bairros como Taquaralto, Jardins Aureny I, II, III e IV, Taquari e todo o Plano Diretor Sul. O evento promete desde um relaxante momento de autocuidado até discussões que moldarão o futuro da saúde pública no Tocantins.
Um Oásis de Bem-Estar e Saúde com Dezenas de Terapias Gratuitas
Para quem busca aliviar o estresse do dia a dia, a programação é um prato cheio. Serão oferecidos, sem custo algum, atendimentos como massagem relaxante , ventosaterapia , bambuterapia , alinhamento de coluna , Reiki , limpeza de pele e até Terapia de Hidratação dos Tecidos Conjuntivos (THTC). Além disso, os participantes poderão participar de vivências de Yoga , Mindfulness e danças circulares.
Debates que Vão Gerar Conversa: Cannabis no SUS em Pauta
Um dos pontos altos e mais aguardados do evento é a mesa redonda “Cannabis no SUS, o que falta para ser implementado?”, que acontecerá no dia 28, às 10h. O debate, organizado pela Associação De Cannabis Medicinal do Estado do Tocantins (TO Ananda), reunirá um time de peso para discutir o acesso à cannabis medicinal. Estão confirmados o Deputado Federal Ricardo Ayres , autor de projeto de lei sobre o tema, o Deputado Estadual Leo Barbosa , autor da lei estadual, além de Defensores Públicos como Freddy Solórzano, Arthur Luiz Pádua Marques e Igor de Andrade Barbosa, e o médico prescritor Dr. Júlio José Giancursi.
A programação ainda conta com palestras impactantes, como a da ex-prefeita de Palmas e ex-deputada federal, Nilmar Ruiz, sobre “Equilíbrio mental na era digital” , e uma roda de conversa com Leticia Walker Bordin, a primeira mulher a comandar a Guarda Metropolitana de Palmas.
Cultura, Esporte e Conhecimento para Todos
A diversidade de atividades é impressionante. Haverá oficinas de luta greco-romana (Wrestling) , Capoeira Angola , xadrez , confecção de biojoias e até como montar uma composteira doméstica. Para quem se interessa por cultura, a programação inclui desde apresentações de livros sobre o Santo Daime até vivências com tambor xamânico.
E como um gesto para o futuro da nossa cidade, a Fundação de Meio Ambiente de Palmas estará no local para doar mudas de árvores nativas do Cerrado.
O evento começa na quinta-feira, 27 de junho, às 19h30, com uma bênção macroecumênica e apresentações artísticas, e segue com atividades intensas durante toda a sexta-feira (28) e sábado (29).